Class Code Nível 1

Turma 2017 L

Dia/Horário : Quinta - 9:30 às 11:00
Professora Carla Dalzoto
Mural de Recados
Seja bem-vindo à Class Code! É um prazer ter você como nosso aluno. 

Aula 1

Nesta primeira aula iremos  realizar a Hora do Código do site Code.org. Para isso clique no link abaixo para acessar a página. 

Hora do Código

Aula 2

Na aula de hoje vamos criar uma história anima no Code.org.  Usando a última etapa dos tutoriais da hora do código, crie a sua própria história animada e compartilhe com a comunidade. Clique no link abaixo para acessar.

 

Laboratório do Code

Aula 3

Na aula de hoje vamos começar a explorar o Scratch. Você receberá um usuário e senha e poderá continuar a trabalhar em seus projetos em casa. Para acessar clique aqui. 

Aula 4

Na aula de hoje vamos criar uma história animada. Use oque você aprendeu na aula passada e invente uma história no Scratch. 

Aula 5

Na aula de hoje vamos começar a criar nosso primeiro game que será um jogo de coletar maçãs. Observe que você pode acessar o tutorial deste jogo à direita na tela do Scratch. 

Aula 6

Na aula anterior criamos um jogo de coletar seguindo o tutorial do Scratch.. Agora é a sua vez de criar um game semelhante usando os personagens que mais gosta. 

Aula 7

Na aula 5 usamos um tutorial do Scratch para criarmos um game de coletar. Agora procure explorar os outros tutoriais disponíveis e escolha no mínimo 2 para implementar. 

Aula 8

Na aula de hoje vamos criar um jogo de Cliques. Escolha personagens a sua escolha e crie um game semelhante ao modelo. Tente implementar o game com seu próprio código.

Aula 9

Na aula anterior desenvolvemos um game de cliques. Compare seu código com o colega e tente criar melhorias.  Clique aqui para acessar o tutorial.da atividade e observe o uso dos clones. Que vantagem temos em programar dessa maneira?

Aula 10

Criação de um jogo de coletar avançado: A partir dos conhecimentos construídos em aula. Crie um jogo de coletar baseado na proposta do Tutorial: Uma tempestade Pokémon.  Clique aqui para acessar o material. 

Aula 11

Na aula de hoje vamos criar um jogo semelhante ao T-Rex Running.  Pense com um colega e tente implementar esse game! Você pode fazer o download dos atores para este projeto clicando aqui

Aula 12

Continuação do Game T-Rex Running.

Aula 13

Na aula de hoje vamos implementar um exemplo de game com princípios de gravidade e aceleração.

Clique aqui para visualizar o exemplo.

Aula 14

Desenvolvimento do game Flappy Bird.  Em grupos, o game deverá ser desenvolvido de maneira colaborativa. Assim, cada um poderá desenvolver um papel na atividade e programar um módulo do jogo.  Clique aqui para visualizar o tutorial. 

Aula 15

Continuação da atividade anterior. 

Aula 16

Continuação da atividade anterior. 

Aula 16

Projeto Final: Usando os conhecimentos desenvolvidos em aula  planeje um game como seu projeto final. A atividade poderá ser desenvolvida individualmente ou em duplas. 

Aula 17

Implementação do Projeto Final 

Aula 18

Implementação do Projeto Final. 

Aula 19

Apresentação do Projeto Final. 

Aula 20 

Evento de Encerramento. 

Sobre a Class Code

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Somos uma equipe de professores universitários das  áreas de computação e educação. Nós percebemos o quanto a programação e o desenvolvimento de games podem ser importantes para o desenvolvimento da aprendizagem. Assim,  resolvemos criar uma escola diferente, que estimule a criatividade, a autoria e a aprendizagem de maneira divertida e significativa. Assim nasceu a Class Code, uma das primeiras escolas de programação para crianças do Rio Grande do Sul e do Brasil. 

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