Introdução à Programação com Python

Carga Horária: 32 Horas 

Formato: online com instrutor em tempo integral. 

Horários de aula: terças e quintas das 13:30 às 15:30  

Previsão de início: 04/Maio/20.

Pré-Requisitos: Nenhum (Conhecimento em Windows) 

Requisitos de Hardware e Software 

  • Computador com acesso à internet 

  • Webcam (opcional) 

  • Microfone 

OBJETIVO

 

O curso Introdução à Programação de Computadores tem como objetivo apresentar as principais estruturas utilizadas na programação, desenvolvendo o raciocínio lógico na construção de programas para a resolução de problemas computacionais simples. Neste curso é utilizada a linguagem Python para a codificação e teste dos exemplos e exercícios trabalhados. 

O QUE SERÁ APRENDIDO? 

​Após a conclusão do curso o aluno será capaz de: 

  • Entender a lógica de criação de programas de computador através do uso de algoritmos; 

  • Realizar a entrada e a saída de dados do computador; 

  • Declarar e utilizar variáveis para armazenamento de dados simples; 

  • Conhecer e utilizar os operadores aritméticos, relacionais e lógicos; 

  • Utilizar estruturas de decisão; 

  • Utilizar estruturas de repetição; 

  • Estruturar os programas em funções; 

  • Utilizar variáveis indexadas (vetores). 

CONTEÚDO DETALHADO 

  • Entender a lógica de criação de programas de computador através do uso de algoritmos

    • Criar algoritmos simples utilizando a linguagem “Português Estruturado” 

    • Traduzir os algoritmos simples em uma linguagem de programação (Python) 

  • Realizar a entrada e a saída de dados do computador 

    • Criar algoritmos que testem a entrada e a saída de dados

    • Utilizar uma linguagem de programação para testar a entrada e a saída de dados 

  • Declarar e utilizar variáveis para armazenamento de dados simples 

    • Explicar o armazenamento temporário de dados em variáveis – conceito de variáveis

    • Atribuir valores a variáveis através da entrada de dados 

    • Atribuir valores a variáveis através da cópia de outras variáveis 

    • Explicar os tipos de dados 

    • Explicar as regras de nomeação de variáveis 

  • Conhecer e utilizar os operadores aritméticos, relacionais e lógicos 

    • Realizar cálculos simples (soma, subtração, multiplicação e divisão)

    • Explicar os operadores de exponenciação, divisão inteira e resto da divisão.

    • Explicar a prioridade dos operadores e a utilização de parênteses para alterá-la 

    • Construir contadores e acumuladores 

  • Utilizar estruturas de decisão 

    • Explicar a tomada de decisões em um programa (comando condicional SE) 

    • Explicar a construção de condições com operadores relacionais e lógicos 

    • Exemplificar o comando condicional básico (executa somente quando a condição for verdadeira) 

    • Exemplificar o comando condicional completo (executa de uma maneira quando a condição é verdadeira e de outra quando a condição é falsa)

    • Exemplificar os comandos condicionais aninhados.

  • Utilizar estruturas de repetição 

    • Explicar o comando de repetição condicional – comando While 

    • Explicar o comando de repetição incondicional – comando For 

  • Estruturar os programas em funções  

    • Criar funções que não retornam valores.  

    • Criar um programa que apresente um menu de opções. Enquanto não for dada a opção de encerramento o programa executa continuamente. 

    • Criar funções que retornam valores 

    • Explicar a passagem de parâmetros por cópia 

    • Explicar a passagem de parâmetros por referências 

  • Utilizar variáveis indexadas (vetores)  

    • Explicar que um vetor é uma estrutura de dados que permite o armazenamento de um conjunto de dados 

    • Explicar que os vetores são estruturas homogêneas 

    • Explicar como realizar o acesso a posições específicas de um vetor

    • Explicar como carregar um vetor com dados e como escrever um vetor na tela do computador 

    • Demonstrar como realizar pesquisas de dados 

    • Demonstrar como realizar cálculos 

    • Demonstrar como reorganizar um vetor (ordená-lo)

INVESTIMENTO TOTAL DO CURSO

  • R$ 800,00 em até 3x.

Sobre a Class Code

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Somos uma equipe de professores universitários das  áreas de computação e educação. Nós percebemos o quanto a programação e o desenvolvimento de games podem ser importantes para o desenvolvimento da aprendizagem. Assim,  resolvemos criar uma escola diferente, que estimule a criatividade, a autoria e a aprendizagem de maneira divertida e significativa. Assim nasceu a Class Code, uma das primeiras escolas de programação para crianças do Rio Grande do Sul e do Brasil. 

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